VôleiBrasil

VôleiBrasil.org.br

Nos últimos anos o vôlei brasileiro realizou uma façanha inigualável, conquistando inúmeros títulos e se solidificando como uma das maiores potências do esporte. Assim como os nossos atletas, o VôleiBrasil pretende produzir experiências marcantes, aproximando o esporte dos amantes do vôlei de uma maneira inovadora, divertida e envolvente.

Aqui você veste a camisa do seu ídolo, fica próximo dos atletas conversando com eles pelo CHAT, participa do nosso quiz, do bolão e ainda conhece os bastidores do esporte – histórias de vida das grandes personalidades do vôlei.

Entre em quadra, jogue e ganhe!!!!!!

História do Vôlei

Se alguém lhe dissesse que um dos esportes mais praticados no mundo foi criado com o pouco atraente nome de "mintonette" você acreditaria? Se a sua resposta foi não, é melhor repensar suas primeiras impressões! Pois foi este o primeiro nome do esporte que hoje conhecemos como vôlei.

O "ano zero" foi 1895 e o criador, William G. Morgan, diretor de educação física da Asssociação Cristã de Moços (ACM) na cidade de Holyoke, em Massachusets, Estados Unidos. A intenção inicial era proporcionar aos associados com mais idade uma diversão menos cansativa que o basquete, criado três anos antes.

Um ano depois, na publicação Phisical Education, saiu o primeiro artigo sobre o esporte, definido como "apropriado tanto para a prática em ginásios quanto ao ar livre". Depois de ser amplamente difundido nos Estados Unidos, onde a maioria das regras foi sendo modificada – limitação do número de toques antes de passar a bola para o outro lado da rede e do número de jogadores por time em seis, por exemplo –, em 1947 finalmente foi criada a Federação Internacional de Voleibol e o Brasil foi um dos países fundadores, ao lado de Estados Unidos, Itália, Polônia, França, Tchecoslováquia, Bélgica, Egito, Holanda, Hungria, Portugal, Romênia, Iugoslávia e Uruguai.

Quinze anos depois, em um congresso realizado em Sofia, na Bulgária, o vôlei passou a ser modalidade olímpica e já estreou nos Jogos de 1964, em Tóquio. A União Soviética foi medalha de ouro no masculino e o Japão, no feminino. O Brasil foi representado apenas pela seleção masculina e ficou na sétima posição.

Aliás, em terras tupiniquins, o primeiro registro da prática do vôlei data de 1915, na Associação Cristã de Moços de Recife (PE). No ano de 1954, foi criada a Confederação Brasileira de Voleibol. O primeiro título internacional conquistado pelo Brasil, no entanto, ocorreu três anos antes. No Sul-Americano de 1951, sediado no Rio de Janeiro, as seleções masculina e feminina conquistaram o título.

Desde então a prática do vôlei só evoluiu no Brasil, a ponto de, nos dias de hoje, se transformar no segundo esporte na preferência nacional ­– entre as mulheres, no primeiro. Na quadra, nossos atletas fazem por merecer tanto prestígio. Afinal, nos últimos 25 anos foram conquistados três ouros, duas pratas e dois bronzes olímpicos, dois Mundiais, sete Ligas Mundiais e sete Grand Prix, entre outros títulos.

Downloads Extras

Escolha os selos, copie o código e cole no seu site:

  • Selo VôleiBrasil.org.be
  • Selo VôleiBrasil.org.be